AGENDA CULTURAL

12.2.11

Por que lançar o Concurso de Contos Cidade de Araçatuba na Casa das Rosas em São Paulo

Platéia

Hélio Consolaro*

Muita gente se perguntou por que viajar mais de mil quilômetros (ida e volta: Araçatuba-São Paulo) para fazer a abertura das inscrições do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba na capital paulista. Não parece uma loucura? Sim, loucura do entusiasmo e do desejo.

Desejar que Araçatuba globalize o seu provincianismo.  Queremos gritar ao mundo que somos assim meio desajeitado,  “chique no úrtimo”, portadores de uma cultura caipira e nos orgulhamos disso.
Regina de Miranda Teixeira Aguiar - esposa do homenageado
 Fazer a abertura das inscrições do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba na Casa das Rosas traz o sentimento, a vontade de que Araçatuba atravesse o ribeirão Baguaçu e transborde para todo o estado.

Fazer a abertura do concurso de contos aqui na Casa das Rosas é desejar que Araçatuba atinja o mundo das excelências, se agarrando a este concurso como algo cultural que desafiou o tempo numa cidade de efemérides.
Hélio Consolaro, secretário municipal da Cultura, discursa.
Alexandre Melinsky, diretor da Cultura, é o mestre de cerimônia
 Fazer a abertura do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba aqui no templo da literatura paulista e dizer a esta megalópole que o interior existe, que a literatura não é feita apenas de best-sellers, mas também de escritores com tiragem de 500 exemplares para cada edição de seus livros.

Fazer a abertura do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba aqui nas barbas do poeta Haroldo de Campos é querer mostrar ao mundo grande que há um mundo pequeno a ser comemorado. E que a nossa pequenez é a nossa grandeza.
Prefeito de Araçatuba, Cido Sério, discursa,
finalizando a solenidade e dando início ao sarau
 Araçatuba é terra de muita gente boa, de artistas primorosos, de personalidades como Maurício do Valle Aguiar, Caciporé Torres, Renato Janine Ribeiro, Airton Salvanini.  E outras surgirão, basta amá-la fortemente.


Obrigado, prefeito Cido Sério, porque nos permite ousar.

Observação: discurso do secretário na solenidade da Casa das Rosas, com ligeiras modificações, no dia  11 de fevereiro de 2011, à noite.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras. Atualmente é secretário municipal da Cultura de Araçatuba-SP
Vídeo - veja
Reportagem completa  - leia
Fotos: Anderson Augusto Soares – Assessor de Imprensa 
Secretaria Municipal de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6603
www.aracatuba.sp.gov.br 

Realização:
Prefeitura de Araçatuba
Secretaria Municipal de Cultura
Parcerias:
Academia Araçatubense de Letras
União Brasileira de Escritores
Sesc - Birigui
Senac - Araçatuba
Apoio cultural:
Empresa Reunidas Paulista - ofereceu o ônibus
Livraria Nobel - Araçatuba Shopping (despesa gráfica)
Secretaria Estadual de Cultura - cedeu a Casa das Rosas
Poiesis - OS Cultural
Casa das Rosas 


3 comentários:

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Impressiona-me cada vez mais - até parece uma miragem - essa movimentação cultural que vem acontecendo em Araçatuba! Impressiona-me e me emociona igualmente, tal a mudança de mentalidade que se vem processando nessa que sempre foi vista como "A Capital do Boi Gordo", e até havia a praça do "Boi Gordo".
O que me chama muito a atenção é o apoio que as autoridades constituídas vêm dispensando aos idealistas desse novo modo de ser de uma cidade do interior. Entre tantos, me despertou saudosas e caras lembranças a figura do Dr. Maurício do Valle Aguiar, com quem tive longo e respeitoso relacionamento quando aí residi, e naquela época me presenteou com o seu romance Terra no sangue, e a dedicatória é de 11.10-1971. E me lembro que ao deixar seu acolhedor apartamento ali perto da Praça Rui Barbosa, ainda teve a gentileza de me oferecer um litro de wiski da melhor marca. Trinta anos depois, e já residindo em Campinas, isso em outubro de 2001, quando me comuniquei com ele para avisá-lo de minha premiação, tive a grata surpresa de saber que ele era membro da Academia de Letras de Araçatuba. Inesquecível nosso reencontro. Inesquecível rever amigos outros que aí deixei. E tem outra coisa: Todas essas reminiscências devo-as ao persistente e também otimista que acredita num mundo melhor, o idealizador deste blog, Caríssimo Hélio, a quem peço permissão para deixar aqui meu carinhoso e respeitoso abraço à Sra. Regina Aguiar, que sem dúvida tem mantido vivo o entusiasmo que sempre norteou o viver de seu saudoso esposo no cotiadiano de Arçatuba.

Patrícia Bracale disse...

Eita que sou Caipira do Mato sim senhor.
Casa das Rosas,
"Momento único
Momento presente
Oportunidade vivida
Oportunidade sentida."

cipaaracatuba@gmail.com disse...

EU EXALAVA A MAGIA DAS RIMAS
SENTIA A POESIA NO AR
CASA DAS ROSAS
POETAS E PROSAS
AS LETRAS NA TERRA DA GAROA
OS MATUTOS A DECLAMAR


LUANA LEITE