AGENDA CULTURAL

25.3.11

“Sou uma artista, mas estou ministra”


Ministra Ana Hollanda

Ana de Hollanda pretende usar a experiência e o diálogo para promover mudanças
Publicado em 09 de março de 2011
Nascida em uma família ligada à vida artística, política e intelectual, Anna Maria Buarque de Hollanda – ou Ana de Hollanda – estreou nos palcos ainda jovem, aos 16 anos. Naquele ano, em 1964, enquanto participava do coro, ao lado de suas irmãs Cristina e Maria do Carmo – a Piií –, no show Primeira Audição, de seu irmão Chico, não imaginava que um dia teria em suas mãos o destino das políticas culturais do Brasil. Sem nunca abrir mão da carreira musical, Ana transitou em várias áreas da atividade cultural, como literatura, cinema, teatro, dança e gestão.
Com sólida formação em canto e interpretação teatral, Ana de Hollanda dirigiu a área musical do Centro Cultural São Paulo e foi secretária de Cultura de Osasco nos anos 1980. De 2003 a 2007, dirigiu o Centro de Música da Funarte, quando resgatou o Projeto Pixinguinha. Depois, assumiu a vice-presidência do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.
Mãe de dois filhos e avó de três netos, a ex-integrante do Partido Comunista Brasileiro foi anunciada para o Ministério da Cultura (MinC) no fim de 2010. Ana é a primeira mulher a assumir a pasta. Ainda se interando dos desafios que terá pela frente, recebeu a CULT para contar um pouco da trajetória que a levou até o cargo e para falar sobre temas que estão na pauta das discussões do cenário cultural brasileiro.

2 comentários:

soraya disse...

BACANA...peculiar aos HOLLANDA !!

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Com este sobrenome e tendo o apoio de quem é do ramo....Deo gratias!
Torçamos para que deixem a mulher trabalhar.