AGENDA CULTURAL

8.3.12

Menino Evandro

Evandro da Silva (foto: Folha da Região)
Hélio Consolaro*

Outro dia me dei conta quão novo é o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de Araçatuba. Ele havia faltado a uma reunião porque era o seu aniversário. Completava 33 anos. Representante típico da juventude, meio radical e, às vezes, intolerante. E no campo do Direito, conservador. Um paradoxo, mas as incoerências são próprias dos jovens.

E o prefeito Cido Sério (PT), ousado, nomeou Evandro da Silva, com 29 anos, secretário de Assuntos Jurídicos. Eu não teria tido essa coragem. Não por ser o Dr. Evandro, mas por ser tão jovem. Vamos envelhecendo e descobrindo como éramos imaturos em nossa juventude. Não fui diferente na minha, aliás, continuo meio doido.

O prefeito Cido Sério (PT) é mesmo ousado. Nomeou-me secretário municipal de Cultura. Eu que já havia desistido de ser qualquer coisa em Araçatuba e considerava impossível o PT ganhar a eleição nesta cidade. Agora, já acredito na reeleição.

Em janeiro de 2010, desrespeitando o regimento da Câmara Municipal de Araçatuba, quando se discutia a premiação do carnaval, eu me levantei na plateia e em altos brados não concordei com o vereador Joel Platibanda (PSDB). Errei e pedi desculpas à então presidenta Edna Flor (PPS). Como cidadão isso não era permitido; como secretário, proibitivo.

Na última sessão da Câmara Municipal de Araçatuba, quando eu explicava as razões de Araçatuba aderir ao Consórcio Intermunicipal Culturando, diante do cinismo de uma vereadora, Evandro da Silva não se conteve e argumentou lá da plateia. Hoje, ele está meio chateado com a sua intepestividade, se condenando pela atitude, pois como advogado tinha por obrigação de saber que isso não era possível. Além disso, sua esposa é funcionária efetiva, concursada, da Câmara Municipal de Araçatuba.  

Em conversa com o Dr. Evandro, ele serve para ser meu filho, pois o meu caçula tem 32 anos, lhe disse que há dois tipos de pessoas: apolíneas (sensatas, racionais) e dionisíacas (irrequietas, emocionais). Eu e ele somos dionisíacos. Podemos até nos converter para essa ou aquela religião, mas o jeitão continua, são os talentos de cada um.

Além disso, todos nós temos defeitos. Defeitos para alguns, virtudes para outros. E eu aprendi a gostar de meus defeitos, porque por eles me diferencio dos outros. E não acredito que Deus queira que todos sejam iguais, como robôs. Os doze apóstolos de Jesus Cristo, por exemplo, não se repetiam, eram bem diferentes, nem por isso houve o mais ou o menos santo. Assim são os membros de qualquer equipe. Uso aqui argumentos religiosos porque Dr. Evandro é Batista, segue piamente os preceitos cristãos.  

Então, menino Evandro, precoce. Você tem a vida pela frente, muitas cabeçadas serão dadas. Hás os oportunistas, os invejosos. Deixe que Deus cuide deles. Façamos a história, porque ela é dos seres humanos, o embate que se avizinha não é pequeno.   

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba.

2 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Outro dia ouvi de um cidadão que a juventude de hoje não quer saber de m...nenhuma,é irresponsável, vai à escola buscar diploma, etc.
Valho-me deste exemnplo para mostrar para este senhor que ele está enganado.A questão é saber se o "cabra" vai ler este comentário.Quanto ao Dr.se fez o que tinha que fazer, está feito e que se dane o Palmeiras. Uai!

Anônimo disse...

Companheiro Hélio, muito obrigado por seu companheirismo.
Tenho muito a aprender com você.
Grande abraço.
Evandro.