AGENDA CULTURAL

24.7.14

Ser republicano

Hélio Consolaro*

Estive por cinco dias participando da Plataforma ProacSP, de 16 a 21 de julho de 2014, no teatro Sérgio Cardoso, localizado no bairro Bela Vista, cidade de São Paulo, como secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Fui convidado pela Apaa – Associação Paulista de Amigos da Arte – uma organização social de cultura que presta serviços à Secretaria Estadual de Cultura – São Paulo.

Proac significa Programa de Ação Cultural que funciona por meio de editais. O projeto Plataforma Proac é uma mostra anual que busca dar visibilidade aos artistas e às produções contemplados pelos editais do Proac.

Realizado no Teatro Sérgio Cardoso, cidade de São Paulo, o projeto apresenta a cada edição novas linguagens artísticas para gestores culturais, curadores e programadores convidados. São 12 dias de atividades envolvendo dança, música, teatro e circo. Todas as apresentações são gratuitas e envolvem 29 companhias paulistas.

Alguns me perguntam: como um secretário de Cultura de um governo petista, sendo ele próprio filiado ao partido, participa de um projeto desenvolvido por um governo tucano, colaborando.

Quando fui nomeado, disse ao prefeito Cido Sério (PT) que na secretaria havia alguns projetos (hoje muitos) sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado, qual seria o meu comportamento. Ele me orientou a pôr em primeiro lugar os interesses da população, depois as questões partidárias.

Assim o fiz. Visitei a sede da Secretaria Estadual de Cultura na cidade de São Paulo, me apresentei e dizia que desejava continuar a parceria e, se possível, melhorá-las. Afirmei que antes de nossos partidos, havia o PC – Partido da Cultura.

Assim, ampliamos o Projeto Guri. Melhoramos nosso relacionamento na Virada Cultural, entramos no Circuito Cultural Paulista, aderimos ao projeto Ademar Guerra e ao Ponto MIS, continuamos o Mapa Cultural Paulista, Revelando São Paulo. Começamos a receber espetáculos do Proac.

Hoje, o pessoal das organizações sociais de cultura e membros da SEC chama Araçatuba de “parceiraça”, mais parceira do que certas cidades administradas pelo PSDB. Os petistas e os tucanos têm jeitos diferentes de governar, se fossem iguais, não estaríamos em partidos diferentes. Então, nos respeitamos na diversidade.

O Estado de São Paulo foi o último da federação em assinar a carta de intenção no Ministério da Cultura para aderir ao Sistema Nacional de Cultura, implantando o Sistema Estadual de Cultura. Fazendo-o em 2013.

Agora, a SEC está organizando assembleias em cada região administrativa do estado. Um governo petista faria diferente, mas estamos colaborando, porque cada partido tem o seu DNA.

Não colaborar e boicotar são ações destrutivas. Como me disse o prefeito Cido Sério (PT): em primeiro lugar os interesses da população, depois, os partidários. Discutimos nossas divergências noutras instâncias, principalmente, no processo eleitoral. Assim, construímos uma democracia sólida. Agir assim é ser republicano.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP    



           

Nenhum comentário: