AGENDA CULTURAL

30.8.14

Festa Bon-Odori de Araçatuba reúne participantes de 30 cidades da Noroeste

Expectativa dos organizadores é atrair 
aproximadamente 4 mil pessoas de toda a região
Bon-Odori de Araçatuba é considerado um dos mais importantes do Brasil
Jornal O LIBERAL, 29/08/2014

A Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste e a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba promovem hoje (30), a partir das 19 horas, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, o 48º Bon-Odori. O evento tradicional da comunidade japonesa vai reunir representantes de aproximadamente 30 associações.

"De Bauru a Três Lagoas", disse o presidente da Federação, Kazoshi Shiraishi, que ontem à tarde, ao lado do presidente do Nipo de Araçatuba, Mitsuo Motoyama, estava no recinto com toda a equipe trabalhando na organização da festa. A expectativa é de que aproximadamente 4 mil pessoas participem da festa.

O Bon-Odori de Araçatuba é considerado um dos maiores e mais importantes do país, exatamente por estar em uma região com marcante presença nipônica, como Lins, Promissão, Araçatuba, Mirandópolis e Pereira Barreto. Segundo Paulo Satoshi Murai, assistente da direção do Nipo de Araçatuba, trata-se de um evento tradicional e que envolve expressiva parcela da comunidade japonesa local.

O presidente da Federação, Kazoshi Shiraishi e o presidente do Nipo de Araçatuba, Mitsuo Motoyama, estimam que a organização da festa mobiliza mais de 200 pessoas, desde as equipes que atuam na cozinha ao grupo que trabalha na recepção aos convidados.

De acordo com o presidente, é uma festa para integrar a comunidade. "Não há catracas e não há cobrança de ingresso. Não cobramos nem mesmo o estacionamento", disse o presidente da federação, destacando a importância da participação da população regional.

A CERIMÔNIA
O bon-odori, conforme a tradição japão, era um evento para reverenciar os antepassados. No Brasil aos poucos foi adquirindo uma conotação diferente. Hoje é sem dúvida a festa mais tradicional dos japoneses do Brasil e o mais importante, integra com a comunidade brasileira. Hoje o bon-odori tem leve "sotaque" brasileiro. Porém, mantém as raízes japonesas.

COZINHA

Durante o evento, além da tradicional dança ao som de taiko, são comercializadas comidas típicas japonesas e o brasileiríssimo churrasco.

Nenhum comentário: