AGENDA CULTURAL

12.9.14

Educação e cultura

84 escolas visitadas - 96 atividades desenvolvidas com alunos 
Hélio Consolaro*

Não se admite mais que o órgão que cuida de cultura no município não seja uma unidade orçamentária. A cultura não poder ser uma palavra apenas num nome comprido de outra secretaria. Secretaria de Cultura, só isso. Em Araçatuba, isso é assim desde 2005. Uma conquista do Fórum Cultural de Araçatuba de 2004.

Não se trata de dizer que a Secretaria Municipal de Educação é a prima rica da Secretaria Municipal de Cultural. Essa integração não é um macete orçamentário, deve ser um norte de uma administração séria: a integração das áreas.    

Reivindica-se a separação entre cultura e educação na estrutura administrativa, embora ambas necessitam conviver, fazer projetos em parceria. Não pode cada uma cuidar apenas de seu quadrado, necessita-se a prática da intersetorialidade. Em certos momentos juntas, noutros, separadas.

O prefeito Cido Sério (PT) sempre pediu aos secretários que praticassem a integração entre as secretarias, principalmente Educação e Cultura. Em todas as segundas-feiras, os secretários se reúnem com o prefeito para discutirem Araçatuba. Assim, cada secretário conhece os problemas de outras pastas. Nenhuma secretaria pode fazer alguma atividade sozinha.

Na 6.ª Jornada de Literatura, essa integração entre educação e cultura foi intensa, tanto no nível estadual como no municipal.  Nas primeiras jornadas, a Secretaria Municipal de Cultura tinha uma participação tímida. Ela foi aumentando paulatinamente, chegando a 2014 com muitas Emebs recebendo escritores, Educação de Jovens e Adultos (Eja) levando alunos para ver filmes e saraus, contadores de histórias nas escolas, alunos do ensino fundamental 1 visitando o teatro Castro Alves.       

O secretário municipal de Educação, Luís Carlos Custódio, neste ano de 2014 interagiu conosco com mais intensidade e pudemos fazer uma jornada de literatura com mais gente e mais escolas participando.

A Secretaria de Comunicação Social trabalhou estreitamente com a Secretaria Municipal de Cultura, elaborando em conjunto a divulgação do evento. Esse trabalho harmonioso nos faz crescer.  

A integração com entidades (Academia Araçatubense de Letras e núcleo regional da União Brasileira de Escritores), Sesc, Diretoria de Ensino (Secretaria Estadual de Educação), Oficina Cultural Sílvio Russo e Ponto MIS (Secretaria Estadual de Cultura), apoio da Livraria Nobel. Tudo isso ajudou no sucesso da 6.ª Jornada de Literatura de Araçatuba.


Muito obrigado! Até 2015, quando teremos um tema da atualidade  “De leitor a navegador”.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP  


Nenhum comentário: