AGENDA CULTURAL

13.9.14

Reunião define detalhes do projeto TEM Mais Verde em Araçatuba

Vista panorâmica de Araçatuba 

Projeto vai recuperar área de 1,5 quilômetro na Avenida Café Filho. Plantio é importante para ajudar o clima na cidade, quente e seco.



Representantes da TV TEM, da prefeitura de Araçatuba (SP) e de clubes de serviços participaram de uma reunião nesta sexta-feira (12) para detalhes do projeto “TEM Mais Verde”, uma iniciativa da TV TEM, em parceria com a prefeitura. O projeto vai recuperar uma área de 1,5 quilômetro na Avenida Café Filho, no bairro Icaraí. Vão ser plantadas 600 mudas doadas pela CPFL.
O plantio é importante para ajudar a melhorar o clima na cidade, que é quente e muito seco. A ação vai ser realizada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, com várias atividades como apresentações de música.
Com temperaturas que chegam perto dos 40°C, Araçatuba está entre as cidades do país com maior incidência de radiação solar. Ruas comerciais como a Marcílio Dias, na zona norte da cidade, quase não têm verde. É que no passado, os comerciantes preferiam cortar as árvores para deixar as fachadas das lojas mais visíveis e o resultado é muito concreto e pouca sombra fresca.
Atualmente apenas 11% da área urbana de Araçatuba estão cobertas por copas de árvores. Isso é apenas um terço do recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde. A falta de arborização na área urbana provoca um fenômeno conhecido como ilha de calor, quando há excesso de construções, principalmente prédios e casas altas, em ruas onde existem poucas árvores. Com isso, formam-se corredores sem ventilação e o calor aumenta, a poluição fica retida e a umidade do ar vai lá embaixo.
A iniciativa da TV TEM em parceria com a prefeitura e a CPFL vai recompor a vegetação numa área de 1,5 quilômetro. As árvores vão interligar outros corredores verdes e a longo prazo devem melhorar o equilíbrio ambiental no local. “A arborização urbana diminui a temperatura, aumenta a umidade do ar, diminui o ruído, retém a poeira, então são vários benefícios para a população”, afirma a ecóloga Adriana de Castro.
Locais para árvores serem plantadas já foram definidas (Foto: Reprodução/ TV TEM)Locais onde árvores serão plantadas já foram definidos (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário: