AGENDA CULTURAL

16.10.14

Outro playboy, não!


Gente bonita, vida sem trabalho, muita arrogância

Hélio Consolaro*

Nunca me importei se a pessoa na juventude teve experiências radicais, se tomou todas, se fumou muitas, se cheirou tudo. Primeiro porque sou pela legalização das drogas, segundo, detesto a hipocrisia, embora não consiga me libertar dela totalmente. Talvez seja um dos pecados originais.

No exercício da autoridade, a pessoa precisa tomar mais cuidado. Não cai bem um senador da República, por exemplo, andar bêbado pelas noites cariocas. Até aí eu perdoo, mas querer ser presidente da República, ter tido uma vida de playboy, sempre vivendo à custa de alguém, isso é imperdoável, e ainda querer comandar a nação... Basta a primeira experiência nas eleições de 1989.

Fernando Collor de Mello era filho de um político tradicional do Estado de Alagoas, Arnon de Mello. Menino mimado, nunca trabalhou, sempre debaixo da aba dos pais e avós abastados, exercendo cargos de confiança nos governos desde novinho. Trabalhar para tais playboys é coisa para escravos, gentinha. Como um presidente com essa biografia ia caçar marajá?! Apesar disso, o Fernandinho sempre conseguiu uma boa votação no seu estado.

Diga-me, caro leitor, se Aécio Neves tem perfil diferente? Neto de Tancredo Neves, aos 25 anos já ganhou do ex-presidente Sarney um cargo de salários polpudos na Caixa Econômica Federal. Playboy das praias mais badaladas do Rio de Janeiro. Esse cara entende de sofrimento do povo brasileiro? Ele vai fazer alguma coisa para a classe trabalhadora? E pior: tal playboy não é benquisto nem em Minas Gerais, seu Estado! Como diz meu amigo José Luís Rovedilho:

- E pra acabar com o pequi de Goiás!

Trajetória bem diferente teve Dilma Rousseff. Ela viveu intensamente os anos de chumbo e sabe que liberdade é um elemento essencial à vida política e cultural de um país. Sofreu na carne a perseguição porque lutava por um ideal, não levou a vida levianamente. Com essa bagagem, ela soube entender a rebelião de 13 de junho de 2013 e discursou na ONU recentemente: "O uso da força é incapaz de eliminar as causas profundas dos conflitos”.



Cuidado, compatriota, errar duas vezes é problema! Lembre-se do confisco das contas bancárias, da poupança. Conhecer a história de cada candidato antes de votar é muito importante.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultural de Araçatuba-SP 

Recebi do escritor, jornalista, publicitário e outras qualificações esta mensagem. Não gosto de fazer acusações irresponsáveis, mas como ele diz: não precisa mudar o voto, mas cada eleitor precisa saber a versão que está no vídeo: 

NÃO É PRECISO MUDAR O VOTO, MAS É PRECISO SABER EM QUEM SE ESTÁ VOTANDO

Não vá às urnas nem deixe que nenhum dos seus conhecidos vá às urnas sem antes ter conhecimento desse depoimento do Policial Lucas Gomes Arcanjo. Lucas apresenta seus documentos e faz uma denuncia que todo brasileiro precisa conhecer, por mais que já tenha decidido o seu voto. Colabore com o futuro do país e divulgue ao máximo este alerta importantíssimo para todos nós.

Nenhum comentário: