AGENDA CULTURAL

14.12.14

Literatura, arte da vida

Por Alexandra Collazo, Simone Guerra e Patrícia Dantas

Patrícia Dantas
Às vezes me bate uma saudade de falar sobre literatura... Mas como? Cada vez mais, o mundo literário atual, tem vendido textos que esqueceram frases belas, trechos que nos fazem pensar, refletir, amar... Versos esquecidos que exprimem sentimentos puros... Entrelinhas que se perderam ou que nos limitam em várias sugestões de interpretações...
Cadê o nosso Machado de Assis? Clarice Lispector? 
Drummond e Quintana? Florbela Espanca? Cadê Gustave Flaubert e Honoré de Balzac, minhas paixões desde menina? Fiz amor com as palavras de Rubem Alves que nos deixou há tão pouco tempo. Ah, Ariano Suassuna, que foi morar no Alto da Compadecida, mas que nos deixou traçado em linhas, poeticamente, a realidade nordestina. Não que a literatura atual seja inferior, ruim, de má qualidade, porém sinto falta das pitadas poéticas, de lirismos. Está faltando muitas vezes nos best-sellers, nos livros mais vendidos do mês, da semana, frases de encantamentos, versos que alimentam sentimentos.
Cecília Meireles escrevia com a alma, puramente com a alma, e por esse motivo, sua escrita se torna realista e nunca deixa de ser atual. Seus poemas possuem um ar de melancolia, tristeza e dor. Há também poemas que falam de sentimentos em sua forma mais utópica, mas o jeito como Cecília descrevia o amor em seus poemas, nos remete a muitas realidades do que realmente é a vida a dois, nem sempre, um mar de rosas.

A literatura brasileira é extremamente rica de grandes intelectuais e reconhecida mundialmente graças a tantos escritores que foram acontecendo devido aos seus talentos na arte da escrita. Cecília Meireles contribuiu para que isso acontecesse e sua obra será sempre atemporal. 

Uma vez ouvi uma frase bastante tocante para quem aprecia o ato completo da escrita: "escrever é se doar.” Tão curta e forte que nos faz pensar e refletir sobre o que queremos escrever, para quem e como gostaríamos de ser interpretados. 

Transformar palavras isoladas em construções de sentido que complementam a doação de si ao mundo, tal como fizeram alguns escritores consagrados, passando a limpo a vida também por romances escritos e gravados na alma, que sofreram, se abandonaram, sonharam, foram além de si. Virgínia Woolf e Dostoievski, só para incitar a curiosidade acerca do que é a vida em ebulição, e quando se sente o outro como se olhasse por trás de toda a trama que encobre o real, o que se vive e tem sentido.

Não sou expert em crítica literária, apenas uma leitora que lê tudo que aparece. Tenho os meus gostos e acredito que não faltou livro na minha vida, ainda bem! Na cabeceira da minha cama tem uma Bíblia, que não é enfeite, não, é para degustação da Palavra, e me perco muitas vezes com o Cântico dos Canticos de Salomão, as parábolas de Jesus. E nunca falta alguns outros livros para serem lidos ou relidos, comungar as belezas das palavras. Literatura, arte na vida!

São incontáveis os escritores que se doaram e deixaram seus legados que não podem ser apagados, suas inenarráveis experiências, sua força das palavras que ainda continuam latentes, à espera do leitor ávido por novas conquistas do pensamento quando se cria mundos possíveis. Muitas vezes basta só fechar os olhos e escutar vozes dentro de si - nosso invólucro mágico e vivo – porque também somos escritores da nossa própria história. 

A tecnologia ainda não me dominou. Sou do tempo que ainda preciso de folhas para passar e sentir aquele cheiro de livro novo ou velho. Claro, não dispenso uma leitura no IPad. Ler não é hábito e cultura, apenas. É querer alimentar conhecimentos e ideias. É se sentir instigado pela ficção que nos confronta com as realidades de nossas vidas.

(Texto a três mãos, Simone Guerra, Patrícia Dantas e Alexandra Collazo).
Crônica para o Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Edição dez 2014 / jan 2015 - ISSN 2358-0119
Links para ler os nossos textos:
Para Cruzar o Atlântico: http://paracruzaroatlantico.blogspot.com.br/
Patrícia Dantas: http://patriciadantas01.blogspot.com.br/
Nas Entrelinhas da Alma:http://nasentrelinhasdaalmaacollazo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: