AGENDA CULTURAL

27.1.15

Médicos professores para a residência médica do SUS

6.01.2015 - Araçatuba foi a sexta cidade no Brasil com maior número de médicos interessados no curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS (Sistema Único de Saúde). Os selecionados para as 30 vagas disponíveis foram anunciados na segunda-feira (26), durante entrevista coletiva no gabinete do prefeito Cido Sério.

O chefe do Executivo, o secretário de Saúde José Carlos Teixeira, o secretário de Governo Professor Cláudio, e o médico Daniel Martins Ferreira, um dos três futuros gestores da Residência Médica detalharam as informações. Outros secretários municipais também participaram. Dentre os 57 médicos inscritos na cidade, 46 fizeram a prova on-line no dia 20 de dezembro, na Unitoledo.

O Município ficou atrás de Novo Hamburgo (RS), com 103 candidatos; Salvador (BA), com 88; Aparecida de Goiânia (GO), com 74; Belo Horizonte (MG), com 65; e Assis (SP), com 58. Segundo o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), que promoveu o processo seletivo, são 1720 vagas no País; Araçatuba possui 30.

A prova foi uma das etapas do processo de seleção. Os outros critérios foram análise da trajetória profissional e análise da intencionalidade e disponibilidade em ser preceptor de residência médica.

CURSO
A Pós-Graduação começará em 2015, em Araçatuba. O curso gratuito de especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS possui carga total de 360 horas: são 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância.
Serão realizadas atividades educacionais sob orientação dos facilitadores de aprendizagem, utilizando-se metodologias ativas de ensino-aprendizagem. E dez encontros presenciais, cada um com três dias consecutivos e integrais de duração, no período de dez meses. Os atuais facilitadores e futuros gestores da Residência Médica são os médicos Daniel Martins Ferreira e Stélios Fikaris, e a enfermeira Lucila Bistafa.
FIM DO PRAZO

O prazo para as instituições privadas interessadas no curso de medicina em Araçatuba terminou na sexta-feira (23). O resultado final da seleção será anunciado no dia 24 de junho. Elas têm até o dia 6 de fevereiro para enviar as documentações necessárias ao Ministério da Educação (MEC).

Duas instituições de ensino superior privado de Araçatuba estão na disputa:  UniSalesiano e SEB COC. Outras cidades do interior paulista, como Jaú e Bauru, também foram escolhidas para receber o curso de medicina. Os critérios de seleção dos municípios foram indicadores de qualidade, sustentabilidade financeira e propostas para o curso.

MÉDICOS SELECIONADOS
Analúcia dos Santos
Ânderson Azevedo Dutra
André Luis Villela de Faria
Ângelo César Fernandes Jacomossi
Antonio Cesar de Azevedo Pedro
Antonio Donizeti Soares
Camila Pazian Feliciano
Carmem Silva Akinaga Magário
Daielli Cristina Moreno Borges
Éder de Lima Machado
Fábio Bombarda
Glenn Wood da Silva
Guiomar Elizabeth Martins Borges Ferreira Batista
Gustavo Sanches Arduino
Helena Cordeiro Barroso
Henrique Augusto Cantareira Sabino
Henrique Cesar Pereira
Ísio Carvalho de Souza
Johannes Samuel de Almeida
José Roberto Bordan
Luiz Cláudio Andrades Lima
Márcio Pimenta
Maria de Lourdes Ribeiro Câmara
Maria Lúcia Martin Cominotti
Nelson Devides de Oliveira Júnior
Regina Maria Marquezini Chammes 
Sérgio Irikura
Sergio Smolentzov
Tenille Battistella Rodrigues
Wolney Góis Barreto

Nenhum comentário: