AGENDA CULTURAL

6.2.15

Escolas de samba de Araçatuba - Virada do Sol

Hélio Consolaro (secretário municipal de Cultura - chapéu), Rosângela Cruz (presidenta da Virada do Sol), Edilza Batista, Oscar Faria Ramos (camisa verde - presidente da Associação das Escolas de Samba de Araçatuba) e Rosvel Menezes, fundador da Virada do Sol 

Por Amauri Zanforlim

A reportagem do Projeto Faces Históricas foi conhecer um pouco mais a história e trabalho das escolas de samba de Araçatuba. Desta vez estivemos na Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Virada do Sol de Araçatuba, localizada na Rua Paulino Gato, 1028, mas que realiza os trabalho de produção das fantasias no Recinto Clibas de Almeida Prado, onde estivemos durante parte da manhã e tarde deste domingo.

A presidente da Escola é Rosangela Cruz e o presidente de Honra é o diretor Rosvel de Menezes que também é fundador da Virada do Sol em 16 de janeiro de 1972. A escola é uma das mais antigas de Araçatuba e região.
Virada do Sol uniformizada
Colecionadora de vários prêmios, a escola conquistou 8 titulos de campeã, sendo o ultimo em 2013. Com cerca de 200 componentes, destacamos algumas das funções na escola de samba: O carnavalesco é o Carlos (Gaguinho), os Mestres de Bateria Feijão (Diretor Marcos) e os contramestres Tim (Robson) e Binho (Wellington).

A Madrinha da Bateria é a Vitória Thais Pereira de Almeida, o Mestre Sala é o Ney e a Porta Bandeira é a Tamires. O Coreografo é o ex-Rei Momo Ronaldo Bahia.

Hélio Consolaro, Rosvel Menezes, Oscar Faria Ramos


Destacamos a contratação dos estilistas de Maceió-Alagoas: Everaldo José e Antonio Amaro que estão encarregados do visual dos carros alegóricos da Virada do Sol este ano. Experientes, eles eram coordenadores das festas de Quadrilhas Juninas em Maceió.

Ainda de acordo com a diretoria da Virada do Sol, a escola é a única que tem seus líderes capacitados em cursos de carnaval – formando gestores de carnaval pela FESEC – Federação das Escolas de Samba das Entidades Carnavalescas. “Eles inclusive fazem estágios com carnavalescos de escolas mais experientes visando ao maior aperfeiçoamento”, disse o diretor Rosvel Menezes.

Um bom exemplo deste aperfeiçoamento esta sendo a chegada do figurinista Guaraná Brasil e da carnavalesca Joana Teixeira (ambos da Escola de Samba Pérola Negra de Rio Preto) que vieram especialmente para ensinar e sugerir novas ideias para o carnaval da Virada do Sol em 2015. Joana também é carnavalesca da Império do Sol de Rio Preto.

Rosângela Cruz (presidenta da Virada do Sol) e Renata Sol (rainha do Carnaval de Araçatuba - 2014 e 2015)
Com o enredo Cinemas e Filmes – cada Ala vai representar a parte de uma história de um filme e cinema de Araçatuba. Filmes como O VENTO LEVOU, OS PIRATAS DO CARIBE, CHARLES CHAPLIN e até uma ALA INFANTIL com a representação das NOVIÇAS REBELDE.

Na ALA DAS BAIANAS uma homenagem a Maria Aparecida , a dona Cida (in memorian) falecida recentemente e que era a vice-presidente da Virada do Sol. A Ala das Baianas vem caracterizadas de Carmem Miranda – uma homenagem da Dona Cida que sempre sonhou com este tema.
Pagode presente
Durante nossa visita também registramos uma pequena confraternização, comemorativa ao aniversário de uma das componentes da Virada do Sol – a Raquel Vieira.

Nos barracões não foi possível registrar imagens – pois a diretoria trancou a sete chaves todas as fantasias e mais detalhes do trabalho da escola. Eles prometem muita beleza e surpresa para avenida no Carnaval 2015 de Araçatuba.

É esperar pra ver. Realmente o carnaval de Araçatuba este ano esta super competitivo, até porque como revelamos em nossa ultima reportagem – quem ficar em 5.o lugar – desce para o segundo grupo.


Nenhum comentário: