AGENDA CULTURAL

18.2.15

Morre o segundo secretário de Cultura da região


Giovani Machado

Site do jornal Folha da Região, Araçatuba

O secretário de Cultura de Birigui, Giovani Aparecido Machado, foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (18) em uma estrada municipal entre a cidade e o bairro rural Baguaçu. O corpo foi localizado com pelo menos sete perfurações no lado esquerdo do peito e com uma outra no pescoço. Nenhum suspeito foi encontrado.

A Polícia Militar recebeu a informação de que um carro estava abandonado no acostamento do quilômetro 13 da vicinal Antônio Mestriner. Chegando ao local, os policiais encontraram o Ford New Fiesta prata de Machado com marcas de sangue.

Em patrulhamento pelo interior de uma plantação de soja, os PMs acharam o secretário já sem vida. Além das perfurações, conforme apurado pela reportagem, havia uma pedra sobre o corpo da vítima. A carteira, a chave do Fiesta e o celular da vítima não foram localizados. 


DESAPARECIDO
Desde a tarde de terça-feira, a polícia estava atrás do paradeiro de Machado. A Folha da Região apurou que ele chegou a almoçar com a família no início da tarde, porém não foi mais localizado. Inicialmente a informação era de que ele estava em Bilac e desapareceu no retorno a Birigui. 

O corpo de Machado está sendo velado na capela da funerária Bom Pastor, em Birigui, a partir das 10h desta quarta. A Prefeitura chegou a ceder o Paço Municipal, mas a família preferiu outra localização. A rua Francisco Galindo de Castro, que fica nas proximidades de onde ocorrerá o velório, foi interditada por conta da possível aglomeração de pessoas.

Já o sepultamento deve ocorrer na quinta-feira (19), no cemitério da Consolação.


NOTA E HISTÓRICO

Em seu site, a Prefeitura de Birigui lamentou a morte do secretário e divulgou o decreto de luto oficial de três dias. Conforme o Executivo, o expediente da Secretaria de Cultura foi suspenso, decisão que não se estende a outras repartições. 

Residente em Birigui desde 1993 e servidor municipal desde 1995, Giovani Aparecido Machado já trabalhou na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Ele também foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no biênio 2009/2010 e de 2005 a 2011. 

Machado ainda coordenou os programas "Jovem mais Jovem" e "Ação Jovem". Em 25 de outubro de 2013 o então servidor foi nomeado como titular da Secretaria de Cultura após a exoneração de Érica Prates da Silva.


Comentários deste blogueiro

O momento é de tristeza, consternação, mas cabe contar aqui o meu medo. Como secretário municipal de Cultura estou no mínimo ressabiado. Em 4/5/2014 morreu infartado Maurílio Galoppi secretário municipal de Cultura de Penápolis-SP, há 45 km de Araçatuba-SP. Hoje, 18/2/2015, o secretário da vizinha, da colada Birigui, é assassinado. Não quero ser o terceiro.  

Perdemos um jovem, Giovani Machado, assassinado de uma forma brutal. Não há justificativa para hediondo crime.

Com tal notícia nos sentimos menos gente. O ser humano que luta tanto para criar um mundo de excelência, nesses momentos de tanta agressividade percebemos que às vezes a fera que nos habita fala mais alto.

Giovani Aparecido Machado estava, com apoio do prefeito Pedro Bernabé, implantando o Sistema Municipal de Cultural. Fui convidado para dar uma palestra, contar a experiência de Araçatuba na conferência de Cultura de Birigui.

No dia 11/02/2015, tivemos uma conversa animada com o Giovani no Bar Barão, em Birigui. No dia 24/2/2015, ele ia voltar ao mesmo restaurante para participar da sessão de autógrafos de meu livro CASAR! CONTRA QUEM?

Teremos que cantar os versos "Naquela mesa está faltando ele /E a saudade dele tá doendo em mim", de Sérgio Bittencourt. É o que nos restará naquele momento. 


Após morte de secretário de Birigui, população sai às ruas pela paz 

Reportagem da Folha da região

Valdivo Pereira/Folha da Região - 21/02/2015




A população de Birigui saiu às ruas na manhã deste sábado para protestar contra a violência. Em um clamor por dias de paz e vestidos de branco, cerca de 200 moradores também se manifestaram contra a morte do secretário de Cultura Giovani Aparecido Machado, encontrado morto na madrugada da última quarta-feira (18).

Os presentes, intitulados membros do movimento "Birigui pela paz; mais cultura e menos violência", se concentrou por volta das 10h na praça James Mellor, endereço onde está localizado o Paço Municipal. O prefeito Pedro Bernabé (PDT), vereadores, familiares do secretário e demais autoridades e membros de entidades em geral estiveram no ato. 

Prefeito Pedro Bernabé portando a faixa que pede paz para Birigui 
Por dez minutos, os manifestantes andaram por ruas da região central da cidade e terminaram o ato pela paz na praça Dr.Gama, onde iriam ocorrer apresentações culturais. Durante o trajeto era possível ver pessoas carregando cartazes com
dizeres pacifistas, rosas brancas e também entoando cantos. O evento foi organizadopela Prefeitura em parceria com entidades,movimentos sociais e igrejas.


Polícia prende acusado de matar secretário de Cultura

Investigação quer saber agora se ele agiu com mais alguém
DA REDAÇÃO - BIRIGUI - Jornal O LIBERAL, 27/2/2015 - Araçatuba



 Polícia Civil de Birigui apresentou ontem à imprensa o garoto de programa Jean Hilário de Lima, 20, como o autor confesso do assassinato do secretário de Cultura de Birigui, Giovani Machado, 40, na quarta-feira da semana passada. Agora, a polícia trabalha para apurar se o acusado recebeu a ajuda de outras pessoas para praticar o crime, que foi motivado por dinheiro. Ele afirma que agiu sozinho.


A polícia chegou até Machado após rastrear o uso de cartão de crédito roubado da vítima no dia do assassinato. Em um dos pagamentos, feito na mesma noite do crime, em um posto de combustíveis, o acusado foi filmado pelo circuito de câmera da empresa. Ele foi preso na manhã de ontem no local de trabalho, uma fábrica de calçados de Birigui.

Conduzido à delegacia, foi formalmente ouvido e confessou o latrocínio (roubo seguido de morte), passando detalhes de como foi a ação.

Segundo a polícia, a vítima e o rapaz se conheceram há mais ou menos três anos. Eles costumavam se encontrar e o secretário é que sempre pagava as despesas. Foram cerca de 20 encontros.

Segundo ficou apurado, o rapaz cobrava em torno de R$ 200 por cada programa. No entanto, conforme a polícia descobriu, o acusado afirmou que a vítima não havia pago pelos encontros, o que o deixou irritado. No dia do crime, os dois voltaram a se ver, a pedido do secretário. 

O acusado viu no encontro a possibilidade cobrar a dívida com Machado. Se armou de uma faca porque a intenção, a princípio, era assustá-lo.

Na estrada vicinal Antônio Mestriner, o rapaz sacou uma faca e mandou o secretário entregar o cartão do banco e passar a senha. Machado obedeceu, mas tentou fugir. O rapaz então o atacou-o com pelo menos oito golpes, matando Machado no local. O corpo foi abandonado em uma plantação de soja e o acusado foi embora levando a carteira e um celular da vítima. 

A polícia não conseguiu encontrar a arma do crime.

Ontem o acusado foi encaminhado à cadeia de Penápolis. Ele teve a prisão temporária decretada por 30 dias. Se condenado, o acusado pode receber uma pena de no mínimo 20 anos de prisão

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Que descanse em paz. Ele e todos os que forem para o além do combinado