AGENDA CULTURAL

21.3.15

Semana das Águas encerra com atividade no PEBA

Polícia Ambiental e alunos do Senac fizeram momento de reflexão e trilha ecológica pelo parque. Também foi servido café da manhã.

Araçatuba, 21/03/2015 - Baguaçu, nosso manancial de vida. Este foi o tema da reflexão feita na manhã deste sábado (21) no Parque Ecológico Baguaçu – PEBA, atividade que marcou o encerramento da Semana das Águas 2015. Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Senac de Araçatuba ouviram palestra que tratou da importância do ribeirão Baguaçu para a região, proferida pelos cabos Ferreira e César, da Polícia Ambiental.

A 7.ª Semana das Águas de Araçatuba teve como tema "Água, Fonte de Vida e Sustentabilidade", visando conscientizar crianças, jovens e adultos sobre economia no uso de água. Palestras, visitas a parques e atividades socioambientais foram realizadas junto a instituições de ensino públicas e privadas. A Semana é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SMMAS.

A atividade começou às 9h com a palestra. Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre questões ambientais, principalmente sobre preservação das águas. Eles estavam acompanhados da coordenadora do curso, Júlia Graziele da Silva Oliveira. Também participou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Lacerda, e o diretor do Departamento de Educação e Planejamento Ambiental da SMMAS, Valdir da Silva Cosmo.


TRILHA
Na sequência, o ecólogo e educador ambiental da SMMAS, Onédio Garcia, guiou os alunos e demais visitantes que estavam no parque pela trilha, fazendo paradas para explicar detalhes da mata ciliar do Baguaçu. “O PEBA tem uma característica única, pois até meados dos anos 1980 era uma área devastada e poluída. O trabalho de um grupo de pessoas ligadas à Prefeitura na época, juntamente com outros parceiros, fez o local renascer. Hoje, todo mundo pensa que esta mata é nativa e pretendemos que ela permaneça assim”, explicou Onédio.

BAGUAÇU
O parque leva o nome do Baguaçu por que é cortado pelo ribeirão. O local também é o ponto de encontro das águas do córrego Machadinho, que percorrem a Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, com as águas do Baguaçu. O ribeirão nasce na divisa dos municípios de Braúna com Coroados (em uma pequena mina de rochas), passando também por Bilac e Birigui até chegar a Araçatuba, onde deságua no rio Tietê. De acordo com a SAMAR (Soluções Ambientais de Araçatuba), empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição da água em Araçatuba, o Baguaçu abastece 70% da cidade. O volume de água captado do ribeirão equivale a aproximadamente 35% de sua capacidade.

Desde 2009 a Prefeitura realiza atividade de limpeza com voluntários no Baguaçu durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece em junho. Por iniciativa do prefeito Cido Sério, em 2010 houve uma ação de plantio de mudas na nascente do ribeirão, quando prefeitos das cidades por onde ele passa também participaram e fizeram um pacto de preservação.

O Parque Ecológico Baguaçu fica na Avenida Baguaçu. Para agendar uma visita monitorada basta entrar em contato pelo telefone (18) 3625-2448.

Nenhum comentário: