AGENDA CULTURAL

19.4.15

Zoológico ou parque? Qual será o destino do antigo bosque municipal

Prefeito Cido Sério abre o fórum
Araçatuba, 17/04/2015 Organizado pelo COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Araçatuba e Faculdade de Medicina Veterinária “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP, com apoio da Prefeitura de Araçatuba, o Fórum de Zoológicos aconteceu nesta sexta (17) e reuniu especialistas, poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o futuro do Zoológico Municipal “Dr. Flávio Leite Ribeiro”. O prefeito Cido Sério participou do evento.

O Fórum de Zoológicos pretende ser um espaço dinâmico que permitirá a diferentes representações a discussão sobre o destino do Zoo Municipal. “Sabemos que há muito que ser feito ainda, apesar das intervenções já realizadas pela Prefeitura, por isso queremos abrir esta discussão”, destacou a presidente do COMDEMA, Denise Cristina Bento Fernandes. As alternativas em debate são duas: a permanência do zoo ou sua transformação em um parque.  

PALESTRANTES
O Fórum contou com a participação do diretor da Unesp, doutor Francisco Leydson Formiga Feitosa, que cedeu o anfiteatro da universidade para a realização, e da professora doutora Márcia Marinho, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, que colaborou na organização. O vereador Rivael Papinha, vice-presidente da Câmara, representou o legislativo no ato.

A primeira palestra foi proferida pelo doutor Luiz Antônio da Silva Pires, zootecnista, diretor do Zoológico de Bauru e diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Zoológicos (SBZ). Doutor Luiz explicou sobre a função dos zoológicos e sua importância na área de pesquisa animal, principalmente no que diz respeito à reprodução de espécies ameaçadas de extinção.

Na sequência, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, Jorge Hector Rozas, apresentou um histórico do Zoo e sua atual estrutura. Rozas também destacou a importância histórica do local. “Onças pretas e leões nascidos no nosso zoológico foram enviados para o mundo todo. O Zoológico de Berlim, por exemplo, recebeu filhotes do famoso leão Yuri, que encantava os visitantes pelo seu porte e beleza”, disse.

DR. SELVAGEM
O médico veterinário doutor Rodrigo Hidalgo Friciello Teixeira, que atua no Zoológico de Sorocaba e é diretor Científico do Instituto Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária, também participou do fórum. Ele é conhecido por apresentar o programa de televisão Dr. Selvagem, exibido pela Discovery Channel. Em sua palestra, falou sobre o papel dos veterinários que atuam em zoológicos e trouxe experiências que estão dando certo em outros zoos do Brasil.
 
Auditório da Unesp
CONSENSO
“Tenho as mais belas memórias da minha infância neste local”, disse o prefeito Cido Sério. “Acredito que o Zoo não pode fechar, a cidade tem muito carinho por este espaço, mas precisamos avançar nesta discussão e pensar conjuntamente sobre os passos necessários ainda a serem dados”, disse.

Em todos os pronunciamentos dos palestrantes a ideia da permanência do zoo prevaleceu, mas sempre ressaltando que é necessário fazer os investimentos e adequações exigidos na lei, dando destaque para a área de educação ambiental e pesquisa científica. “O histórico do zoo é conflituoso. Encontramos muitas dificuldades para realizar a construção dos novos recintos, pois faltavam muitos documentos. Demos um salto importante, mas sabemos que há ainda obras e projetos a serem implementados”, destacou o prefeito.

O resultado dessas discussões resultará na criação de um documento, onde constarão sugestões e conceitos alternativos sobre a futura utilização do equipamento, que já tem cinco décadas de existência.

Nenhum comentário: