AGENDA CULTURAL

22.5.15

Voe Azul e fique vermelho


Hélio Consolaro*

Não se trata de nenhuma brincadeira partidária, porque o azul é uma das cores do PSDB e o vermelho, do PT.

Trata-se mesmo de espaço aéreo, empresa , aeroporto, pois de Araçatuba todos podem viajar para o mundo, mas há um limite: por avião, embarcando em Araçatuba, nunca se chega a São Paulo. Aterrissando em Campinas, há uma pinguela de ônibus à nossa espera. De graça, uma hora de viagem, mas ônibus. Isso tudo porque os bacanas, com a popularização das passagens aéreas, dizem que os aeroportos se tornaram uma rodoviária.

Há alguns anos, a TAM comprou a empresa aérea mato-grossense Pantanal. Todos os araçatubenses pensaram: agora vai melhorar. Embora um avião da TAM caíra certa vez por aqui e matou uma vaca.

A Pantanal tinha algumas combis voadoras, seus aviões serviam Araçatuba, tremiam, batiam lata, mas deixavam a gente em Congonhas, coração de São Paulo. Nunca caiu, apesar da precariedade das aeronaves. A Pantanal tinha outro defeito irreparável: careira.

Na verdade, a TAM comprou a Pantanal para ter mais espaço em Congonhas, mas tirou as linhas de Araçatuba. Golpe baixo.
A Gol nem sonha em servir Araçatuba, porque pertence à mesma família que é dona da Reunidas, empresa de ônibus de nossa região. Não vai estabelecera concorrência familiar.

Assim, voltamos a ter apenas uma empresa. Com ela, chegaremos ao centro do mundo, jamais à capital de nosso estado.

Como o prefeito Cido Sério vai muito para Brasília, prosear com a Dilma, com o Lula, com os ministros Gabas e Renato Janine Ribeiro, querendo dim-dim para Araçatuba, não sente muito o problema. E o governador Geraldo Alckmin, quando vem, baixa aqui de avião especial. Danou-se.

O negócio é fazer promessa para Santos Dumont. Aquele santinho que usa chapéu.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba

Nenhum comentário: