AGENDA CULTURAL

29.6.15

Por um Brasil de todas as idades

29.06.15 - "É um evento muito importante focado na conscientização. A ideia principal é empoderar os idosos na sociedade, fazendo com que não se sintam excluídos", afirma o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marcos Francisco Alves, sobre a Conferência Municipal do Idoso, que acontecerá na terça-feira (30), no Teatro Municipal Castro Alves. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba em parceria com o Conselho Municipal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Secretaria Municipal de Participação Cidadã coordenam o evento, que neste ano tem como tema central ‘Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades'. Gestores públicos, dirigentes de instituições da sociedade civil, profissionais e cidadãos de todas as idades participarão do evento.

Em 2014, a conferência reuniu 160 pessoas. Marcos Francisco diz que  para esse ano "a expectativa é chegar a 200, considerando divulgação pontual com folders, cartazes e convites feitos diretamente aos profissionais que atuam com idosos".

No período da manhã, após atividades culturais programadas, haverá grupos de trabalho sobre quatro temas: Gestão (Programas, Projetos e Ações), com Maria Regina de Arruda, diretora na Secretaria de Assistência Social; Financiamento (Fundo do Idoso e Orçamento Público), com Oraídes Luiz Batista, também diretora na mesma pasta; Participação (Política e Controle Social), com Alex Lapenta, secretário municipal de Participação Cidadã; e Sistema Nacional de Direitos Humanos, com Cidinha Lacerda, presidente do Fundo Social de Solidariedade. Em seguida serão apresentadas propostas resultantes e conhecidos os delegados eleitos para a Conferência Estadual do Idoso.

Após o almoço e outra atração artística, o evento terá três convidados e as seguintes abordagens: Atendimento Diferenciado nas ILPs (Instituições de Longa Permanência /asilo), com Maria Regina de Arruda; A família e os cuidados com o idoso portador do Mal de Alzheimer, com o médico Ricardo Luiz Simões Pires Wayhs; A família e o atendimento dos idosos nas ILPs, com Joel Furlan, promotor de justiça da Infância e Juventude.

Nenhum comentário: