AGENDA CULTURAL

3.7.15

Araçatuba não teve epidemia de dengue; agora, números baixíssimos

Balanço com os registros confirmados de dengue divulgado ontem pela Vigilância Epidemiológica de Araçatuba mostra pela primeira vez no ano um recuo acentuado da doença no município. A diminuição de casos costuma ser esperada nesta época, quando o clima está mais frio e seco, condições desfavoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegpty, mas a população não pode diminuir os trabalhos de combate aos criadouros.

A quantidade de notificações positivas da doença em junho ficou restrita à casa dos dois dígitos o que até então não tinha ocorrido. Desde março a quantidade de pessoas infectadas vem caindo em Araçatuba. Foram 457 casos nesse mês, depois 442 em abril e 317 em maio. Desse último mês para junho - que ficou com 55 registros - a queda foi de 82%.

Em comparação com números da doença em junho do ano anterior (que teve 239 registros confirmados) a queda é de 76,98%. Isso depois de o jornal Liberal Regional mostrar que os registros em maio deste ano ficaram 37,22% acima do mesmo mês de 2014.

No acumulado do ano (janeiro a junho) já foram contabilizados 1.566 casos de dengue em Araçatuba. Nessa mesma época no ano passado 1.861 pessoas foram contaminadas. Uma pessoa morreu.

A Prefeitura de Araçatuba alerta às pessoas que a trégua dada pela doença não significa que os cuidados com o combate dos criadouros devem ser reduzidos, pelo contrário: este é o momento de agir e impedir que a doença volte com força nas próximas estações. Os ovos do Aedes aegypti resistem a longos períodos de dessecação, que podem durar até um ano. Para a larva eclodir, basta que o ovo entre em contato novamente com a água.


OUTRAS CIDADES
A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Lins informou que na somatória de notificações deste ano já foram registrados 2.318 casos de dengue e 1.730 confirmações da doença. Um homem morreu em janeiro vítima da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, por intermédio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, divulgou os dados atualizados referentes à situação da dengue no município. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até esta quinta-feira foram notificados 3.923 casos, sendo 1.189 positivos comprovados por exame laboratorial e 1.706 positivos confirmados por diagnóstico clínico/epidemiológico, totalizando 2.895 casos. Outros 199 pacientes aguardam o resultado de exames. Ainda de acordo com a Secretaria, o mês de junho registrou quatro casos positivos da doença. Este ano já ocorreram oito mortes pela dengue em Penápolis.


O município de Guararapes registrou no mês de junho dez notificações e sete casos positivos para a dengue. Cinco pessoas morreram vítimas da dengue este ano na cidade, no mês passado não houve registro de nenhuma morte pela doença.

Nenhum comentário: