AGENDA CULTURAL

14.1.11

Pela primeira vez, Folha de São Paulo noticia processo contra blog sátira

Da Redação

Nesta sexta-feira (14/1), a Folha de S.Paulo noticiou, pela primeira vez, a ação que move contra o blog www.falhadespaulo.com.br, que fazia sátira do jornal. Em outubro do ano passado, a página foi retirada do ar, a pedido do jornal, que entrou na Justiça ao alegar que o blog fazia uso indevido da marca (domínio e logotipo).

“Os textos satíricos sobre a Folha veiculados pelo blog Falha de S. Paulo não foram proibidos pela Justiça nem era esse o pleito do jornal, segundo o diretor jurídico do Grupo Folha, Orlando Molina. A Justiça determinou que o blog não use o logotipo da Folha nem o domínio falhadespaulo.com.br na internet”, diz a matéria.

O jornalista Lino Bocchini, que mantinha o site ao lado de seu irmão, Mário, contestou a matéria, afirmando que a reportagem não citava que o jornal pediu uma multa diária de R$ 10 mil, caso o blog não fosse retirado do ar, além de exigir indenização por danos morais. No entanto, o juiz baixou o valor para R$ 1.000.

Em sua página de protesto (http://desculpeanossafalha.com.br), Lino também criticou o fato de não ter sido notificado antes do processo. “A Folha não mandou nenhum aviso prévio, notificação extra-judicial, nada. Mandou direto a liminar nos tirando do ar sob ameaça de multa e o aviso de que havia um processo de 88 páginas protocolado contra nós no Forum João Mendes".

O jornalista também afirmou que o uso indevido da marca não devia ser contestado, por se tratar de uma sátira. “A paródia, segundo o dicionário Houaiss é um recurso que “imita outra obra”, com objetivo “jocoso e satírico”, critica.  

Nenhum comentário: