AGENDA CULTURAL

19.3.11

Sua bênção, Gertz!


(Texto publicado em 15/10/2000)

Domingo. Mestra esquecida, porque não será feriado escolar.  Dia da Professora é bom quando não há aula, sem aquela figura chata para aporrinhar. Alunos e sociedade nem vão dar pela comemoração, não baterão palmas, não haverá flores.
Entre criança e N.S. Aparecida, semana do saco cheio, a professora é um detalhe, mas “Entrelinhas” não esquece.
Em 1977, eu voltava para Araçatuba depois de seis anos de ausência. Saíra escriturário e voltava professor de Português, efetivo. Passei por uma peneira de 15 mil candidatos, o estado selecionou 2.300.
Voltei orgulhoso de mim. Provas pesadas. Li 60 livros, sem fazer curso preparatório, afundado em Rosana. Ganhei óculos na cara. Três provas, uma a cada mês, inclusive de redação. Achava-me uma grande porcaria.
Escolhi a E.E.P.G. Prof. Genésio de Assis, onde lecionei por 21 anos. Antigo grupo escolar, primeiro professor III efetivo da escola, que passou a ter de 5ª a 8ª série. Não sei se as professoras P I me olhavam diferente ou era eu que me achava o rei da cocada preta.

Rosa Machado de Paula Eduardo, Maria Conceição Ferreira (Dona Bi), Glória Bim, Nélson Braus, Paulina Mantovani Zagatto,  Jandira Pereira Lima, Lourdes Souza Victor, Maria Cazerta Parisi, Adélia Soares Gonçalves, Maria Biaggi Salineiro. Estagiárias: Neusa Casarini Landgraf, Satiko Irikura Corrêa e Maria Amália Ono.

Hoje, nem escolas particulares possuem um time de alfabetizadoras tão qualificado. Estão por aí, aposentadas, curtindo netos. Outras falecidas.
Esqueci-me de uma criatura maravilhosa, que quase ficou doida ao aposentar-se, pois sua vida era a mãe e os alunos. Tão apressadinha em tudo que partiu primeiro, um dia desses, deu adeus: Gertz Horschutz.

Sua bênção, Dona Gertz, neste dia, para que a gente continue na luta. 

(Se alguém tiver uma foto da Gertz, me comunique: conselio@gmail.com )

Um comentário:

Ninha disse...

Boa tarde !...Xara..
Rapaiz do céu...D.Gertz,foi minha mestra, lá no Genésio...ela e o diretor Francisco Flores, formava uma dupla terrivél..."Bonzinhos" prá cacete...Palmátorias,joelho no milho,ficar de costas atrás da porta.. 1:OO h na Diretoria, fora o sermão...Quando lá em casa sabia o que tinha ocorrida dessas malutezas.. aí véio, a cinta comia solta... Antes já tinha vindo e passado por uma grande "experiência", lá no Carmélia Melo Fonseca...vc.sabia quem era o diretor ?...o "carrasco de olho azul",mais cinhecido como "Hitler"..rsrsrs. o Sr. Leão Nogueira..Putz..não vou nem lembrar cara...é de arrepiar...
Antigamente tinha escola e
professores,...educação em primeiro lugar..vê se tinha bandido...hoje não...os tempos mudaram Prof. Hélio...
Até breve
Abçs...
Ninha...