AGENDA CULTURAL

1.1.12

Tão novo! Tinha mais a contribuir


JORNAL ESTADÃO NOTICIOU
Daniel Piza
SÃO PAULO - O jornalista Daniel Piza, de 41 anos, morreu na noite desta sexta-feira, 30, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Estava em Gonçalves (MG), onde passava as festas de fim de ano com a família. Chegou a ser socorrido pelo pai, que é médico, mas não resistiu.
Paulistano e corintiano fanático, Piza era colunista do jornal O Estado de S. Paulo, onde começou a carreira em 1991. Escrevia aos domingos no Caderno 2 e, desde 2004, assinava também uma coluna sobre futebol, além de manter um blog no portalestadão.com.br. Apresentou os programasEstadão no Ar e Direto da Redação na rádioEstadão ESPN.
Advogado, formado no Largo de São Francisco, era escritor, com 17 livros publicados, entre eles Jornalismo Cultural (2003), a biografia Machado de Assis - Um Gênio Brasileiro (2005), Aforismos sem Juízo (2008) e os contos de Noites Urbanas(2010). Traduziu títulos de autores como Herman Melville e Henry James e organizou seis outros, nas áreas de jornalismo cultural e literatura brasileira. Fez também os roteiros dos documentários São Paulo - Retratos do Mundo e Um Paraíso Perdido - Amazônia de Euclides.
Daniel Piza deixa mulher, Renata Gonçalves Piza, e três filhos.

COMENTÁRIOS DO CONSA
Todos alegres, comemorando a passagem de mais um ano, quando se recebe um soco na boca do estômago, via internet: a morte é nossa companheira! Daniel Piza morreu aos 41 anos, socorrido pelo pai, médico. Que chateação para o pai: deve ter salvado muitas vidas, não conseguiu salvar a do filho.  

Fiquei muito chateado com a morte do Daniel Piza, até parecia que fosse meu parente o falecido. Se já tivessem inventado o  armazenamento para conteúdos de cérebros humanos, a humanidade teria ganho nesse caso com o becape. Como dizem: Daniel era um sujeito cabeça! 

Daniel Piza esteve no Barracão Cultural, na Expô 2010, quando visitava seu amigo em Araçatuba, o procurador-geral do município de Araçatuba, Carlos Frederico Barbosa Bentivegna. Batemos um bom papo numa das mesinhas do bar da Associação Livre dos Músicos de Araçatuba. 


Adeus,  compadre


Recente filha-da-putagem da natureza tirou no nosso convívio o querido Daniel Piza, de forma estupidamente precoce, aos 41 anos de idade e, de forma absurdamente cruel, diante de dois de seus filhos pequenos.

Toda a roda dos intelectuais manifestou-se, nesses dias, a respeito dos aspectos profissionais, da qualidade cultural e da erudição do Daniel. Eu, no entanto, perdi um grande amigo e bicompadre (de compradrios cumulativos), cuja falta nunca imaginei que pudesse causar um vazio tão monstruoso e uma dor tão sentida. Convivemos íntima e diariamente por 25 anos e seu desaparecimento me deixou consternado como poucas vezes imaginei fosse possível.

Além de ter sido a inteligência mais luminosa com quem já convivi, Daniel era o sujeito mais bom caráter e mais aferrado a seus princípios que eu já vi. Incapaz de prejudicar quem quer que fosse, foi um amigo generoso e um pai, marido e filho excepcional.

Há um v elho dito latino, segundo o qual: "verus amicus est tanquam alter idem" (um verdadeiro amigo é como outro você). Dessa forma, enterrei um certo Cacaio no primeiro dia deste ano e só eu sei o que isto doeu nos outros Cacaios que ficaram.

Vá em paz, compadre.

Que você encontre no céu (como gostaria de acreditar nisso!) muitos livros para ler e aplacar sua curiosidade titânica. Não se preocupe que da comadre e dos três meninos a gente ajuda a cuidar.

Aos amigos que me ligaram e que se solidarizaram, gostaria de agradecer imensamente e lembrar que haverá uma missa de sétimo dia no sábado (7/01) às 15h30, na Igreja de Santa Terezinha, na Rua Maranhão, em Higienópolis. Assinado: Carlos Frederico 
Barbosa Bentivegna (Cacaio)



Um comentário:

Anônimo disse...

Nesta proxima 4 feira, dia04/07/2012,,,,,vai ser inaugurada uma escola munincipal com o nome do jornalista DANIEL PIZA, NO BAIRRO PARQUE NOVA CIDADE, PROXIMO A ESTAÇÃO DO METRO, DE ACARI/FAZENDA BOTAFOGO..
O prefeito estara presente, p inauguração, estão todos convidados.
Será as 12:00hs, compareçam.

ass: moradores