AGENDA CULTURAL

14.9.11

Tião Carreiro - José Dias Nunes


Daniel Freitas - presidente da ALMA

JOSE DIAS NUNES, o Tião Carreiro cantou e levou o nome da cidade de Araçatuba pra todo o Brasil.


Tião Carreiro e Pardinho - Filho de Araçatuba
http://www.youtube.com/watch?v=KLoPvsUIS5U&feature=relmfu
Tião Carreiro e Pardinho - Oswaldo Cintra - 1972
http://www.youtube.com/watch?v=-KQVaZ6iFek&feature=channel_video_title


CURIOSIDADE: Para quem não sabia, Tião Carreiro também cantava sambas - "Malandro da barra funda"
http://www.youtube.com/watch?v=Q4pJizPcS0I&feature=channel_video_title


Para ouvir mais músicas de Tião Carreiro, acesse o canal do memorial da ALMA - + 16 músicas
 Nasceu dia 13 de dezembro de 1934 na cidade Monte Azul distrito de Montes Claros, norte de Minas Gerais, foi criado em Araçatuba, São Paulo, e como Ele mesmo dizia, aprendeu a tocar em uma viola branca em 1951. 

Conheceu a viola nos circos que freqüentava, e em certa ocasião se apresentava em Araçatuba a dupla Tonico & Tinoco. E enquanto os irmãos estavam no hotel, Tinoco havia deixado sua viola no circo e Tião aproveitou para "decorar a afinação escondido".

Antes de ser Tião Carreiro teve outros nomes artísticos: Zezinho (Zezinho e Lenço Verde), Palmeirinha (Palmeirinha e Coqueirinho/Palmeirinha e Tietezinho), inclusive sua esposa Dona Nair o chamava carinhosamente por esse nome quando estive em sua casa, Lenço Branco (Lenço Branco e Lenço Preto), Zé Mineiro (Zé Mineiro e Pardinho) primeiro nome da dupla com o Pardinho.

Cantava em circos quando Carreirinho o "descobriu" e Ele veio cantar em São Paulo. Foi quando conheceu Teddy Vieira que o "batizou" com o nome definitivo, TIÃO CARREIRO, e com o Pardinho gravou o primeiro disco, um 78 rotações.

Ao todo foram 18 discos de 78 rotações, inúmeros compactos simples, 55 Lps e 54 Cds. Seu último álbum foi "O Fogo e a Brasa"(1992) com o Praiano e  sua última gravação foi a participação especial em uma música da Jayne com titulo de "Viola e Paixão"(1993) de autoria de Carlos Cesar.

Tião Carreiro e Pardinho que foi a dupla mais constante, encenaram também duas peças teatrais e gravaram o filme "Sertão em Festa", que teve grande sucesso.

As outras duplas do Tião foram com: Carreirinho, Paraíso e Praiano.

Criador do Pagode – Não Confundir com o pagode do samba
O pagode foi criado pelo Tião em 1958 na cidade de Maringá PR. Com um gravador fez o batido do violão e depois o da viola, tocou a fita para Lourival dos Santos e Teddy Vieira ouvirem, Lourival consagrado compositor disse: "Isso parece um Pagode", e estava "batizado o novo ritmo", pagode lá pros lados de Minas Gerais quer dizer uma reunião, uma festa animada, e foi esse pagode criado por Ele que lhe deu o titulo de "REI DO PAGODE", titulo esse que já mais lhe será tirado e sempre fará com que Ele seja lembrado como "O CRIADOR E REI DO PAGODE SUA MAJESTADE TIÃO CARREIRO".

   Infelizmente, por força do destino, que nós todos temos na vida Ele se foi dia 15 de outubro de 1993, porque lá no céu também tem Pagode e Violeira das Boas todo dia.

Dentre os maiores sucessos de Tião Carreiro temos: Pagode em Brasília, que foi o primeiro pagode, criado juntamente com Teddy Vieira e Lourival dos Santos, em 1959, Boi Soberano, Filhinho de Papai, Cochilou Cachimbo Cai entre outros.
YouTube - Vídeos desse e-mail

Um comentário:

NENNA disse...

ADOREI SABER COISAS DA VIDA DESSE HOMEM QUE NUNCA IMAGINAVA,ADORO OUVIR SUAS MUSICAS...OBRIGADA