AGENDA CULTURAL

6.10.11

Degradação das ferrovias do Brasil - camerata de cajons

Prezados, convido todos à assistirem o novo video clipe do grupo 12mãos com a camerata de cajons e temática "Degradação das ferrovias do Brasil"


Este video tem como objetivo utilizar os batuques e sons do cajon para chamar a atenção e mostrar a triste realidade das ferrovias do país e no interior de São Paulo. Símbolo de progresso no passado, hoje, indo na contra mão de muitos países, o parque ferroviário do Brasil se encontra em situação degradante sem que nada seja feito e, quando há vontade política de poucos, esta esbarra na burocracia.

A quantidade de aço e vagões enferrujados parados nos pátios ferroviários é enorme, somente em Araçatuba pode-se constatar isso na última estação construída. Na região de Campinas há galpões com trens e locomotivas encaixotados compradas da Europa e que nunca sequer foram montados e colocados em circulação, hoje estes mesmos trens se encontram deteriorados e enferrujados. Isto são apenas dois exemplos do que acontece no Brasil inteiro e no Estado de São Paulo. É dinheiro público desperdiçado.

As antigas estações de trem que poderiam ser recuperadas e transformadas em centros culturais, museus, entre outros, encontra-se em sua maioria destruídas, muitas delas sendo utilizadas como pontos de drogas, e ainda sob domínio do governo federal. Alguns poucos municípios onde seus respectivos administradores possuem uma consciência de preservação, estão na luta para conseguir a transferência destes imóveis para o domínio municipal e assim realizarem as reformas necessárias, porém não conseguem devido à burocracia.    

O País há quatro décadas atrás chegou a transportar 100 milhões de pessoas sob trilhos, hoje não transportam nem 1% de outrora.

A Polícia federal em uma investigação das ferrovias no interior de São Paulo, flagrou algumas empresas que obtiveram a concessão e seus funcionários vendendo vagões, trilhos, locomotivas como sucata ao preço de dois reais o kilo, uma vez que uma locomotiva custa em torno de 2 milhões de dólares.

 Em 2007, o pátio da ferrovia de Araçatuba e Bauru continham um número muito maior de vagões e locomotivas paradas e inoperantes, hoje, a quantidade de trens parados nesses pátios estão bastante reduzidos, é o patrimônio público sendo vendido como sucata, sendo que as empresas que ganharam a concessão na época das privatizações, deveriam recuperar os vagões e locomotivas.

Este cenário ferroviário do Brasil está propício apenas para se fazer arte. Daniel Freitas.

Grupo: 12mãos - Pepa, Saulo, Daniel Freitas, Felipe Almeida, Estevão Freitas, João Marcos Mantello
Peça: "Maracatu Baiano"
Composição, idealização e roteiro: Daniel Freitas
Realização: FSA Cajons
Produção, sonoplastia e finalização: Rodrigo Sabino
Áudio: gravado no estúdio Makô

Nenhum comentário: