AGENDA CULTURAL

13.11.11

GOSPEL: Banda de Hard e Rock Progressivo Projeto Eternal

Daniel Freitas - ALMA

Assim como a música sertaneja, o gospel é um gênero muito presente na cidade de Araçatuba. O gospel ajudou a moldar toda a música americana, sendo que grandes músicos e interpretes começaram como cantores de música gospel nas igrejas. É o caso de Mahalia Jackson, Aretha Franklin, Ray Charles, Herbie Hancock, Witney Hilston, Art Blakey, e a maioria dos músicos de jazz, etc...
Banda Projeto Eternal
  

Assim como a música sertaneja, o gospel é um gênero muito presente na cidade de Araçatuba. O gospel ajudou a moldar toda a música americana, sendo que grandes músicos e interpretes começaram como cantores de música gospel nas igrejas. É o caso de Mahalia Jackson, Aretha Franklin, Ray Charles, Herbie Hancock, Witney Hilston, Art Blakey, e a maioria dos músicos de jazz, etc...


Banda Projeto Eternal
Na década de 90, de uma parceria entre músicos da cidade de Araçatuba e Franca, surgiu o Projeto Eternal, cujo primeiro cd “Momento de Voltar” mescla pitadas do hard rock, rock progressivo e do pop com muitas viagens de sons e timbres, sendo um trabalho que nasceu de um projeto dos irmãos Christian Freitas (tecladista) e Daniel Freitas (baterista).

De cunho e temática gospel, a maioria das músicas e letras é de autoria de Christian. A escolha de músicos para integrar o projeto e principalmente os vocais foram feitas com alguns critérios, pois havia a necessidade de as vozes se encaixar dentro das composições e melodias que exigiam agudos suficientes para a interpretação das canções bem característicos do hard Rock e rock Progressivo, por isso a preferência para um vocal feminino. Na época, foram feitos testes com cerca de 30 cantores em Araçatuba e Franca até a escolha de Lucynha Cintra, uma conhecida cantora no Brasil, ex-vocalista do grupo Axé Blonde e parente da dupla Gian e Giovani. As guitarras ficaram a cargo de Juninho Abrão, músico bastante conhecido na região francana e que atua para diversos artistas.

Continuando o projeto iniciado nos anos 90, a banda que já havia gravado o primeiro álbum naquela década, alguns ano mais tarde (em 2006) o Projeto Eternal gravou seu segundo álbum intitulado “Destruindo Fortalezas” e também produziu um videoclipe da faixa número 8 deste cd intitulada “Senhor da Guerra” (uma inovação na região de Araçatuba).
Tons religiosos e mensagens positivas ganham levadas rock progressivo e hard rock no repertório do Projeto Eternal, banda gospel de Araçatuba. O instrumental que acompanha as letras deixa sobressaltar sons e timbres usados com a mesma intenção de trilha sonora de cinema, numa proposta de levar o ouvinte a penetrar nas letras.

O rock progressivo, com guitarras bastante distorcidas, abusa dos instrumentos, facilitando o envolvimento do público com as mensagens.
Com nova formação, fizeram parte deste segundo álbum Fabio Baptista nas guitarras, Henrique Pereira no contrabaixo, Mary Priscila nos vocais e os autores do projeto, o baterista Daniel Freitas e o responsável pelos teclados e sintetizadores, Christian Freitas que também é o compositor da maioria das músicas deste álbum dividindo apenas uma que também leva a assinatura de Daniel Freitas.

Mensagens bíblicas, de louvor a Deus, ao amor e à natureza humana são elementos que nunca faltam nas composições. As baladas carregam melancolia, altos e baixos comuns a todas as pessoas.

O Projeto Eternal inovou no cenário de Araçatuba quando em 2007 lançou um videoclipe que foi veiculado nas mídias televisivas e também pela internet chegando a 50 mil acessos. Foi a primeira produção de um videoclipe de grande porte, que foi planejado durante dois meses, com permissão da polícia ambiental para poder transportar árvores secas utilizadas no cenário do clipe e policia civil para segurança do local de gravação que foi filmado na madrugada. Cerca de 30 pessoas trabalharam no local.

Segundo Álbum da banda Projeto Eternal "Destruindo Fortalezas" de 2006


Projeto Eternal - Ainda há Tempo
Projeto Eternal - Não Saia da Palavra
Projeto Eternal - Campo de Batalha
Projeto Eternal - Senhor da Guerra
Projeto Eternal - Você Não Existe por Acaso
Projeto Eternal - Palavra Perpétua
Projeto Eternal - Conselho Eterno
Projeto Eternal - Silêncio na Hora da Dor
Projeto Eternal - Somente em Ti confio
Projeto Eternal - Amor que Jamais te Deixa

Primeiro Álbum da banda Projeto Eternal "Momento de Voltar" de 1998

Projeto Eternal - Fé (1998)
Projeto Eternal - Inocência (1998)
Projeto Eternal - Mundo de Ilusão (1998)
Projeto Eternal - Alma Ferida (1998)
Projeto Eternal - Provado e Aprovado (1998)
Projeto Eternal - Não Chores Mais (1998)
Projeto Eternal - Momento de Voltar (1998)
Projeto Eternal - Diante do Rei (1998)
Projeto Eternal - Não me deixes esquecer (1998)


Música Gospel
A música gospel é um gênero musical de origem afro-americana, entoada por escravos que mascaravam mensagens em suas letras. Elas podiam conter informações sobre terrenos, quais estradas e rios deveriam evitar e números de homens patrulhando tais estradas e rios. Essas canções eram cantadas pelos escravos presos, durante a noite, quando se sabia que havia escravos em fuga a fim de orienta-los rumo ao norte livre. Este costume continuou quando os escravos foram libertados, invadindo igrejas e templos afro-americanos por todo os Estados Unidos. A base do tradicional Gospel Americano veio dos Spirituals, que descendia diretamente do formato Africano de pergunta e resposta entre o solista e a congregação. Musicalmente, os Spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes musicais da África.  Estas influências se transformaram em um rico pote de possibilidades musicais. Basicamente, os escravos improvisavam entre os antigos hinos mudando as canções de acordo com suas necessidades e propósitos. Criavam novas e diferentes canções sobre os antigos hinos clássicos. O gospel, em sua formação original, era geralmente interpretado por um solista, acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental.

3 comentários:

Sylvia Feitosa disse...

amei o estilo da banda

Lizete Jorge disse...

Muito legal seu blog! Deus abencoe!
Temos cds de rock gospel para venda, semi novos que eram da nossa locação, se quiser visualizar o que temos acesse www.carismavideo.com.br ou ligue 41 -3222-9542.

Lizete

Marta Fonteles disse...

muito bom seu blog top d++++ os seus argumentos evangélicos eu também tenho um blog e pretendo aplicar suas dicas muito obrigado!