AGENDA CULTURAL

26.11.10

Cia. dos Blogueiros quer espaço na Academia Araçatubense de Letras

ZÉ MARCOS
Entusiasmado com a entrevista de Cidinha Baracat, edição de ontem, 25/11/2010, o jornalista Zé Marcos Taveira, coordenador da Cia. dos Blogueiros, articulação de blogs na internet, com sede em Araçatuba, deseja que o grupo tenha um espaço na Academia Araçatubense de Letras.


Veja o e-mail que ele mandou ao Consa: 


Consa, queria lhe fazer um pedido. A Cidinha toma posse na presidência da Academia e disse na Folha que quer se aproximar mais da comunidade. 

Não seria a hora de ela pensar em incluir blogueiros na AAL? Pense nisso. Escrever um livro é para poucos, que têm condições de pagar. Mas blogueiros escrevem diariamente na internet. E você tem muitos colegas que fazem isso.

Converse com ela a respeito. Seria uma visão do século 21, em que blogs já fazem parte do cotidiano. Veja o exemplo da entrevista do presidente Lula a blogueiros, um reconhecimento de sua importância. 

Como você é um cara que gosta de aventuras, ajude a incluir esta ideia - a menos, é claro, que não concorde. Não precisa ser uma cadeira imediatamente entre os imortais, mas um reconhecimento da entiddade como escritores virtuais, sua participação no meio e, num futuro, faria parte do seleto grupo. 

Não tenho intimidade com ela para propor isso, mas você é o cara. 

(O e-mail foi encaminhado para a Cidinha Baracat.) 


Leia artigo de Heloísa Buarque de Hollanda: POESIA EXPANDIDA. 

16 comentários:

Cecilia Ferreira disse...

Caro Marcos Taveira,
Eu, como acadêmica, serei entusiasta da sua proposta. Podemos sim propor aos acadêmicos a criação de uma nova categoria de membros! A AAL precisa de gente dinâmica, com escrita jovem, e com vontade de trabalhar pela evolução das letras e da função destas na construção de um mundo melhor!
Agradeço a sugestão, com certeza em nome de imensa maioria de acadêmicos.
Cecilia Ferreira

Zemarcos Taveira disse...

::: Reforço o pedido, Consa. E espero que a Cidinha ouça nosso pedido. Por uma academia socializada e moderna!

Editor disse...

Embora esteja bem distante de Araçatuba, penso que incluir blogueiros em uma Academia de Letras seria viável se fossem exigidos certos requisitos (tempo de escrita, conjunto da obra e outros referencias de reconhecimento). O caso de jornalistas blogueiros é apenas um viés da questão. Mas acontece que nem todo blogueiro é necessariamente um escritor, assim como nem todo escritor é necessariamente blogueiro. Muita gente confunde isso. A blogosfera permite um leque muito vasto de atuações, mas se transpormos para o universo da literatura todo o conjunto da obra de um blogueiro provavelmente não idicará que ele será sucesso. Não acho que numa academia devamos utilizar critérios similares como os usados pelo TRE quando deferiu uma candidatura como a do palhaço Tiririca ou o critério usado pelos eleitores do mesmo. A comparaão pode não soar boa, mas dá uma panorãmica do que penso...

Jackie @belhuda disse...

Zé,

Muito boa a sua proposta, tenho certeza que muitos estão de acordo e outra estamos para somar esforços sempre. Em algumas instâncias (como essa! ^^), quanto mais melhor!
Cecilita que muito bom, poder contar com sua grande visão de amplitude!

Beijocazzzzzzzzzz e façamos como a União, não só açúcar, mas parcerias no mundo globalizado!

Sylvia Feitosa disse...

amei a idéia!!

Paty Michele disse...

Acho complicado também. A escrita na blogsfera é dinâmica, mas nem sempre é original ou acadêmica.

Anônimo disse...

InfoWeb Mais: perfeito! Concordo plenamente que não se confundam as coisas... blogueiro é escrevinhador e, mesmo que se junte todos os posts, não dá para chamar aa isso de uma obra literária. Só porque o tal que se acha o cara inventou que srá blogueiro querem arrumar uma cadeira para ele? Ora, ele que vá sentar num banco escolar, primeiro! E se acostume a ler, desde jornais a livros para descobrir que "ler NÃO é chato" e que as únicas notícias d jornal que dão azia são aquelas em que ele aparece... Ou até a Literatura vai descer a um nível como "nuncantesnahistóriadestepaís"esteve. Se bem que, com o Chico ganhando o jabuti e o collor e sarney na ABL mais o doutorado da presidenta, já não restam esperanças mesmo que um dia o Brasil seja uma Nação, com todas as acepções da palavra.
Blogueiros querem academia? Criem uma. He he, tenho até curiosidade de conhecer os critérios e as solenidades para a posse...

Zemarcos Taveira disse...

::: Cecília, muito obrigado pelo apoio. Fico muito feliz que concorde com essa abertura. Espero que possamos sensibilizar os outros acadêmicos.

::: Infoweb, vc está coberto de razão em vários pontos. Iniciei a discussão para que seja feita uma abertura para os blogueiros, o que não significa que todos podem participar. Regras devem ser definidas pelos membros, que também não aceitam qualquer escritor. Há blogueiros e blogueiros. Assim como há escritores e escritores.

Sobre o sucesso que vc cita, parece que não é uma regra para ser acadêmico. Como vc definiria isso? Pelo número de livros vendidos? Muitos blogueiros recebem mais acessos em um dia do que a quantidade de livros vendidos por um escritor a vida toda. Pelo que conheço da AAL, isso não conta. São considerados outros adjetivos sobre os escritores e é preciso até indicação para concorrer a uma cadeira.

É preciso tirar da cabeça das pessoas que blog é um simples diário. Muitos, inclusive eu, levam a sério e se dedicam a ele diariamente, com vários temas. Até o presidente Lula abriu espaço recentemente para entrevista com um grupo, algo inédito em nosso país. Se um blogueiro quer concorrer a uma cadeira, por exemplo, ele será avaliado pelo grupo, por seu trabalho. Não será um Tiririca da vida que vai entrar, eu tenho certeza.

::: Patty, o que sugiro é que se inclua blogueiros entre os membros e não mudar as regras da academia. Se um blogueiro quer ser imortal, deve seguir as regras para isso. Há muitos que são cronistas, articulistas, entendidos em verso e prosa como qualquer escritor normal. Resumindo: peço que se abra a mente para a inclusão de escritores virtuais. Não é todo mundo que tem dinheiro para bancar uma publicação.

::: Anônimo, quando vc se identificar, posso levar sua opinião em consideração.

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Se for por votação meu caro zé, o meu voto já é seu. Tens dinamismo e talento literário para ser o primeiro e depois fazer a minha campanha hahahaha

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Zé, quando o anônimo se identificar, deixa o carinha pra lá...tadinho,acho que é porque ele sabe que para ele o sonho é impossível. Oremos pelo nosso irmão.Quando o Pai disse: perdoai, pois eles não sabem o que fazem, já estava penando nesse tipo de irmão.

Zemarcos Taveira disse...

::: Hamilton, muito obrigado por suas palavras. E sem demagogia, vc é um dos blogueiros que teria todo o meu apoio para se tornar acadêmico, pois escreve em seu espaço virtual tão bem quanto qualquer escritor de impresso.

ANDRÉ BERNARDES disse...

Salvo as devidas proporções, na minha humilde opnião, acho que os blogueiros deveriam ter um "espaço" na AAL. Logicamente que não uma "cadeira", pois como sempre digo: sentamos no trono da nossa imaginação. Quanto aos critérios, basta estabelece-los. No dia da solenidade, como disse nosso "amigo" Anônimo, ele poderá sentar no meu colo!

Zemarcos Taveira disse...

::: André, um grupo seria bacana também. Um grande passo e também inédito. Com a palavra final, a presidenta Cidinha.

Zemarcos Taveira disse...

::: Hamilton, não discuto com anônimos. São pessoas sem capacidade de criar, mas com alto grau de crítica destrutiva para quem faz. Na internet, ganham o nome de troll. Se vc não discute com ele, não o alimenta. rs

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

vERDADE VERDADEIRA,MEU CARO ZÉ.
Quanto ao anônimo sentar no colo do André, pode fazê-lo sem susto. Não corre o menor perigo.
André, se não é pra ter uma cadeira, fazer o quê lá,mizifio?
Nós , do GE, somos uns " sem cadeira",ou não?

S disse...

Se até o pseudo poeta das multidões, o Heitor, pode declamar sua "poesia" "A Sagrada Buce..." em pleno evento literário na Praça João Pessoa, por que não se pode incluir blogueiros entre os "membros" da Academia de Letras???